Logótipo do Agrupamento de Escolas da Moita

Agrupamento de Escolas da Moita

Sede: Escola Secundária da Moita

Parlamento dos Jovens – Ano letivo 2022/2023

Agrupamento | 29/04/2023

A Comissão Eleitoral do Parlamento dos Jovens, da Escola Secundária da Moita, relembra que é importante comemorar o 25 de Abril, pois não devemos esquecer o que não tínhamos e o que Abril nos deu.

Nesse sentido, faz a partilha do Discurso proferido pelos Deputados Eleitos em representação da nossa Escola do Projeto do Parlamento dos Jovens – Alfonso Baudoin, Bruna Barandas e Carolina Ferreira (Alunos do 11º C1),  na  Sessão Solene da Assembleia Municipal da Moita, comemorativa do 49º Aniversário do 25 de Abril de 1974, que se realizou na passada 3ª feira (dia 25).

Podem visualizar todo o Discurso em  – https://www.youtube.com/watch?v=l_rTFjJuMNI


A Comissão Eleitoral do Parlamento dos Jovens, da Escola Secundária da Moita, vem desta forma estender o convite a toda a Comunidade Educativa para que venham participar, na Sessão Comemorativa do 25 de Abril, que é pública e que se irá realizar na Moita (nos Paços do Concelho – Largo em frente à Câmara Municipal da Moita).

Dia 25 abril – 10h00 – Sessão Solene da Assembleia Municipal da Moita comemorativa do 49º Aniversário do 25 de Abril.
Os Deputados Eleitos na nossa Escola pelo Projeto do Parlamento dos Jovens, irão mais uma vez representá-la, fazendo uma breve intervenção.
Todos são bem-vindos, apareçam.

Escola Secundária da Moita, 21 Abril de 2023
A Comissão Eleitoral


Reportagem da Sessão Regional/Distrital do Parlamento dos Jovens que decorreu no Dia 7 de Março/2023, durante todo o dia, no Auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama em Setúbal.

O Parlamento dos Jovens, mais uma vez cumpriu a etapa Regional/Distrital, que desta vez decorreu no Auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama em Setúbal e os nossos Deputados – Bruna Barandas, Alfonso Baudoin e Carolina Ferreira, da Turma do 11º C1, lá estiveram a representar a nossa Escola, o nosso Agrupamento.
O início dos trabalhos teve a presença de representantes da Autarquia de Setúbal, da Assembleia da República, da Direção Regional de Lisboa e Vale do Tejo do Instituto Português do Desporto e Juventude, também do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama e os trabalhos foram dirigidos por uma Aluna, anteriormente eleita como Presidente da Mesa desta Sessão. Todos referiram a importância deste Projeto no sentido dos Jovens perceberem a importância de uma cidadania ativa e que quanto mais participativos forem, mais e melhor contributo darão para a democracia.
Seguiram-se os trabalhos com as perguntas ao Srº Deputado, Nuno Carvalho, que visaram o tema do Parlamento dos Jovens deste ano, a Saúde Mental nos Jovens, mas também as questões da vida do dia a dia que os preocupam, nomeadamente o aumento do custo de vida, a falta de acesso ao SNS (Serviço Nacional de Saúde), os baixos salários, a falta de habitação e o facto de esta ser cara para qualquer jovem em princípio de vida, entre muitas outras.
Em seguida foram apresenadas as Medidas propostas por cada Escola presente sobre o Tema do Parlamento dos Jovens – Saúde Mental nos Jovens – Que Desafios? Que Respostas?, foram eleitas algumas e propostas alterações, depois das reuniões da Comissões e por fim foram escolhidos os Deputados que irão defender as Medidas Eleitas por este Círculo de Setúbal.
Houve ainda espaço para o convívio entre todos, durante as pausas para os lanches e almoço.
Foi um dia em que se praticou uma cidadania ativa de excelência e consideramos que os nossos Deputados tiveram durante toda a Sessão uma EXCELENTE PRESTAÇÃO e deram o seu contributo para o seu êxito, estão pois de PARABÉNS.

A Comissão Eleitoral do Parlamento dos Jovens doa Escola Secundária da Moita
Moita, 9 de março de 2023


Palestra – 2 de março – 14h30m
Tema – “A Saúde Mental”
Equipa de Saúde Mental Infanto-Juvenil do Centro Hospitalar Barreiro/Montijo e em Parceria com o
Projeto de Educação para a Saúde do AE da Moita

Reportagem da Palestra de Dia 2 de Março/2023, pelas 14h30m, no Auditório da Escola Secundária da Moita, Tema – “Saúde Mental” pelos Profissionais de Saúde da Equipa de Saúde Mental Infanto-Juvenil do Centro Hospitalar Barreiro/Montijo


“Quem gosta de chocolate?”, foi mesmo assim o início da nossa participação na Palestra sobre Saúde Mental, que decorreu ontem no Auditório da nossa Escola, com diversão à mistura, trataram-se de assuntos muito importantes para todos nós, Alunos e Professores que estávamos a assistir. Um jogo quebra gelo, deu o mote para os trabalhos decorrerem melhor, nem a matemática aqui ficou mal.
Passou-se a outro jogo, que apelou à participação de todos, através do Menti.com – cuja proposta foi – “Numa palavra defina Saúde Mental?” e em seguida a Equipa, ao mesmo tempo que passou a sua apresentação no ecrã, foi-nos explicando o que é a Saúde Mental e também nos apresentaram, em imagens, o seu local de trabalho e o que cada um dos Elementos faz.
Um dos momentos mais esperados foi mesmo a resposta às nossas questões, que foram muitas e que já tínhamos partilhado através dum Google Forms, enviado pela Equipa. Claro foi mesmo impossível responder a tantas, mas as que responderam foram muito importantes, pois também nos permitiu perceber que podemos fazer alguma coisa para termos uma “Boa Saúde Mental”.
A Palestra acabou com a apresentação de um vídeo de uma Campanha sobre a Saúde Mental e que todos podem ter acesso através deste link – https://www.youtube.com/watch?v=5q4cpYYrpfc
Para todos nós foi um gosto e agradecemos a participação e partilha desta Equipa de Saúde Mental Infanto-Juvenil do Centro Hospitalar Barreiro/Montijo, constituída pelas Enfermeiras – Catarina Guerra, Luiza Benatti e Cláudia Velez e o Enfermeiro Chefe, Mário Rosmaninho.
Bem Hajam!


Reportagem realizada pelos Alunos do 12ºP4


Resultados da Sessão Escolar que se realizou na 2ª feira, Dia 30 de Janeiro, pelas 14h30m no Auditório da nossa Escola.


Campanha e resultados da Eleição para o Parlamento dos Jovens e a Divulgação da Sessão Escolar, que será na próxima 2ª feira, dia 30 de Janeiro, pelas 14h30m no Auditório da nossa Escola.


A Comissão Eleitoral do Parlamento dos Jovens, da Escola Secundária da Moita faz saber que amanhã, 4ªfeira, dia 18 de Janeiro de 2023, inicia o período de Campanha Eleitoral, que decorrerá até dia 25 de Janeiro e que dia 26 de Janeiro será o Dia das Eleições na Escola Secundária da Moita.


Reportagem do debate de dia 9 de janeiro de 2023, no Auditório da Escola Secundária da Moita, Tema  – “Saúde Mental nos Jovens – Que Desafios? Que Respostas” com a Presença do Sr. Deputado da Assembleia da República – Bruno Dias

Este Projeto serve para desafiar a partilhar os pensamentos dos jovens, aprender a argumentar e a contra-argumentar (debater), desafiando cada um a sair da sua zona de conforto e “partilhar/espalhar” as suas ideias/questões.

No Auditório, promoveu-se esse Debate de ideias, entre a Mesa, onde encontramos três (3) Alunos jornalistas, o nosso Subdiretor, o Sr. Prof. Fernando Simões e o Sr. Deputado da Assembleia da República, Bruno Dias.

Os jornalistas começaram por se apresentar individualmente, toda a Mesa e foi o nosso Subdiretor, o Sr. Prof. Fernando Simões, que iniciou as intervenções, saudando todos e dando as boas vindas ao nosso Convidado, o Sr. Deputado Bruno Dias.

Seguiu-se a nossa Jornalista Daniela Marques (Aluna do 10.º A4), que recorreu à pesquisa sobre o percurso do nosso Convidado e o apresentou, dando-lhe a palavra.

O Sr. Deputado Bruno Dias, fez uma intervenção onde explicou em que trabalha, na Assembleia da República, como Deputado, que faz parte do Partido Comunista Português (PCP), esclareceu como funcionam as Comissões Parlamentares, explicou também a importância deste Projeto e como os Alunos podem ser ouvidos através dele. Frisou o impacto que a pandemia causou na sociedade, afetando as pessoas com o problema da Saúde Mental (exemplos: depressão e ansiedade, são as mais comuns), terminando a falar, sobre algumas causas e consequências destes problemas.

Os jornalistas após esta intervenção, pedem a todos os que estão a assistir para colocarem questões e para isso pediram a intervenção dos Alunos por turmas, começando pelos Alunos 10ºA2 seguindo-se os  do 10ºA4, 10ºD1, 10ºC1 e por fim os do 11ºD1, 11º D2 e 11ºD3.

Houve muitas questões pertinentes, algumas delas salientamos aqui, nomeadamente das turmas:

10ºA2:

Inês: Se poderia haver uma consulta psiquiátrica para cada aluno, no início e a meio do ano escolar? E se o psicólogo pudesse ir ter com os alunos, em vez do contrário?

Resposta: Implica orçamento, tem de haver ação preventiva (ir a uma consulta para ver se está tudo bem), perceber os sinais do problema antes que o problema se agrava, e pedir ajuda.

10ºA4:

Leonor Silva: Porque é que não existe investimento em psicólogos, visto que está provado que doença mental cria a curto e médio prazo custos económicos mais elevados?

Segundo o Sr. Deputado temos aqui várias possibilidades:

  • Só quem tem um bom orçamento é que pode aceder aos serviços privados.
  • Medicamento nem sempre é a resposta para tudo, cria um ciclo vicioso difícil de deixar.
  • Deve o estado proporcionar essa possibilidade, se na vossa opinião isso deve ser feito, deve ser uma proposta que devem/podem apresentar.

10ºD1:

Martim: As medidas de apoio para a saúde mental, não se deviam garantir?

Segundo o Sr. Deputado sim, mas devemos questionar e propor o que consideramos que deve ser feito para que a Saúde Mental seja uma possível, pois pelas nossas intervenções muito ainda há a fazer.

E muitas outras questões foram feitas ao Sr. Deputado Bruno Dias, que foi tentando responder e interagir com os presentes, remetendo muitas vezes para questionar os presentes sobre a opinião que tinham sobre as questões formuladas.

Acabado o 1.º Debate do Parlamento dos Jovens, foi altura para os Agradecimentos, fotos e selfies.

Vamos ficar à espera do próximo Debate!

Reportagem realizada pelos Repórteres do 10ºA4

Catarina Prates e João Soares


Convidamos os Alunos da Escola Secundária da Moita a participarem no Parlamento dos Jovens, cujo tema é – “Saúde Mental nos Jovens – Que Desafios? Que respostas?”

Deixamos o Calendário e respetivo Link, do site do Parlamento dos Jovens, que podem consultar:

https://jovens.parlamento.pt/sec2023/Paginas/default.aspx

Vamos ter o 1º Debate na próxima 2ª feira, dia 9 de Janeiro, pelas 14h30m, no Auditório da nossa Escola, com a presença do Sr. Deputado da Assembleia da República – Bruno Dias.

Esperamos contar com todos!

Arquivo