Logótipo do Agrupamento de Escolas da Moita

Agrupamento de Escolas da Moita

Sede: Escola Secundária da Moita

Programa Erasmus+

No Agrupamento de Escolas da Moita iniciou-se em setembro 2018 um Programa Erasmus (KA 229 – Escolar), com o tema/título: “#Hashtag# Digital Natives and Modern media”, através de uma candidatura apresentada em março de 2018, coordenado pela Escola alemão de Bad Tolz, incluindo quatro parceiros/escolas, a saber: Itália, Espanha, Malta e Portugal.

Iniciado o processo em Setembro, com o espírito de um Clube Europeu informal (Centro de Estudos Europeus), os professores divulgaram o Projeto nas turmas e os alunos interessados foram comparecendo nas reuniões e correspondendo às atividades propostas, de acordo com determinadas  condições prévias inerentes a um Programa deste género, a saber: 1) participar ativamente nas atividades propostas; 2) ter autorização dos pais e encarregados de educação para integrar o grupo de trabalho; e 3) acolher em março de 2020 os alunos parceiros em Portugal. Diga-se, por ser importante, que este projeto pretende envolver toda a comunidade (tanto a escolar com educativa, digo, a própria cidade da Moita), principalmente e começando pelos pais dos alunos envolvidos, os alunos, os profesores e os funcionários (que não estando diretamente no projeto desejem colaborar connosco neste projeto internacional) e também as autarquias e outros elementos significativos da coletividade/comumidade social.

De início foi difícil constituir o grupo de trabalho efetivo, devido a dificuldades por parte dos alunos e dos pais, nomeadamente, a dificuldade em gerir conjuntamente as tarefas do clube e estudo, as atividades exta-curriculares de cada um e as (in)disponibilidades para acolher os parceiros estrangeiros em março de 2020.

O Erasmus do Agrupamento, na Escola Secundária da Moita, será constituído por 12 alunos do ensino secundário entre os 14 e os 18 anos e dois professores, tal como ficou estipulado na candidatura e no contrato definido com a Agência Nacional Erasmus em Portugal. Para o efeito, desde março estão investidos neste processo os professores Luís Lopes Mourinha e Fernando Gil Simões (Coordenador da escola portuguesa).

O Projeto tem como objetivos principais a identificação dos principais “modern media” nos tempos de hoje, a reflexão sobre a sua utilização dentro e fora das escolas e a também a criação/reutilização regulada e positiva de meios de comunicação entre os várioas parceiros e as comunidades educativas envolvidas.

Todo o projeto se vai desenvolver, portanto,  em torno das novas tecnologias e da comunicação através delas. Entre muitas tarefas, vamos, por orientação do Projeto e também das decisões tomadas na reunião de Malta, desenvovolver em colaboração com as várias equipas as seguintes atividades:

  • inquéritos sobre a utilizaçaõ dos média na escola/ aulas;
  • regras de utilização responsável dos equipamentos eletrónicos nas escolas;
  • refletir sobre os perigos dos média modernos/ redes sociais e fazer um “case study”;
  • refletir sobre a perda da privacidade; analisar o filme “Catfish”;
  • reletir sobre o tema “How to create media awareness” e criar uma campanha publicitária;
  • refletir sobre a “Escola do Futuro” criando uma curta metragem,
  • Telemóveis na escola a sua utilização e pertiência, inquéritos sobre o tema;
  • How to deal with modern media at school – estabelecimento de regras que levam à prática responsável;
  • CVs digitais elaboração e edição,
  • Entrevistas de emprego via Skype (criação de um anúcio fictício e resposta ao mesmo)

Todos estes trabalhos serão regularmente divulgados nas redes sociais (Webpage, Instagram, Twitter e outros) e nas escolas participantes.

De momento e desde setembro 2018 e até dezembro (incluindo a preparação para o segundo meeting na Alemanha), as equipas de trabalho reunidas todas as quartas-feiras, às quinze horas na Escola Secundária já iniciaram as seguintes tarefas/atividades:

  • inclusão dos membros da equipa de trabalho e discussão (brainstormig) sobre a organização e implementação do Projeto em geral e sobre as várias atividades em concreto;
  • proposta de logotipo para concurso. Um dos “Logo” produzidos nas várias escolas será escolhido para o Logo do Projeto “#Hashtag# Digital Natives and Modern media”;
  • Inquérito sobre formas de comunicação e de preparação para a Mobilidade à Alemanha (cuja programação se pode consultar no texto abaixo referenciado como “PROGRAMA ALEMANHA (Bad Tolz);
  • Organização de meios de comunicação imediatos que facilitaram  desde o início o contacto e a troca de ideias entre os alunos do Projeto, entre os quais, divulgação de e_mail´s dos participantes, um mail próprio assim como um espaço na nuvem associado ao mesmo, uma  Google Drive partilhada, facebook, Instagram e Twitter;
  • Preparação da mobilidade/viagem, incluindo as formalidades administrativas, logísticas e financeiras;
  • Brainstorming sobre a produção dos filmes propostos pelo projeto, a apresentar em novembro na escola alemã;
  • Produção de dois filmes sobre a Escola do Futuro, a Digital and Modern media School : 1) a Escola ideal do futuro do século XXII (incluindo as novas tecnologias de informação /Comunicação, os novos curriculum e as novas estruturas/organizações dos espaços sala de aula) 2) e a escola possível (a nossa escola, a que existe e o que nela se pode acrescentar de mais valia, incluindo tecnologias, as formas adequadas de utilização dessas tecnologias e também algumas alterações ao que existe). Todas as escolas envolvidas estão a trabalhar este tópico para apresentar/partilhar nas várias mobilidades.

A primeira mobilidade realizou-se em setembro com a participação de todos os professores envolvidos,em LaValleta, Malta, na  modalidade de Formação/Informação para  preparação/organização dos trabalhos a realizar entre 2018 e 2020.

A segunda mobilidade à escola alemã vai-se realizar entre 27 novembro e 1 dezembro. O grupo de alunos já está constituído por alunos de 10º e 11º ano, que têm participado nas reuniões Erasmus da Escola (todas quartas-feiras, às 17h) e estiveram na linha da frente na elaboração do logotipos e  filmes a partilhar.

A terceira mobilidade ainda sem data concreta definida será à escola Italiana (Parma), em março de 2019 e as atividades serão definidadas de acordo com o contrato estipulado, mas também respeitando o ritmo de trabalho e as necessidade do próprio Projeto.

A quarta mobilidade será em Espanha (Alicante), em novembro de 2019.

Por fim a última, será em Portugal, na escola portuguesa, em março de 2020, datas por definir, durante as quais vamos receber 12 alunos e 8 professores, que integram o nosso projeto.

O Projeto/Candidatura poderá ser consultado sempre que necessário na Escola e tem a referência 2018-1-DE03-KA229-047134_3, de acordo com a decisão e aprovação da Agência Nacional Erasmus , em Portugal.

Tendo em conta que os Projetos Erasmus são dinâmicos esta informação/descrição será atualizada regularmente, de acordo com as atividades e o envolvimento dos vários participantes.

A grande finalidade deste Projeto é o envolvimento dos alunos e professores do Agrupamento, de modo a que o Clube Erasmus possibilite a partilha de ideias e atividades com toda a Comunidade Educativa  e nesse sentido está aberto a sugestões e a outros alunos e professores que possam integrar direta e/ou indiretamente os nossos trabalhos e as nossas dinâmicas.


PROGRAMA ALEMANHA (BAD TOLZ)

Terça-feira , 27 de novembro 2018

  • 05:30  – Chegada ao Aeroporto Humbero Delgado Lisboa (Terminal 1) – transfer por conta dos encarregados de educação.
  • 05:45  – Formalidades de embarque
  • 07:45  – Partida em voo da Air Europa (UX 1152) com destino a Madrid.
  • 10:05  – Chegada a Madrid (Terminal 2).
    • Tempo livre para passeio e almoço no aeroporto.
  • 14:55 – Partida em voo da Air Europa (UX 1517) com destino a Munique.
  • 17:30  – Chegada a Munique (Terminal 1).
  • 18:30  – Transfer em Minibus para Bad Tölz.
  • 19:30  – Chegada ao Hotel Kolberbräu em Bad Tölz onde os alunos serão entregues às famílias de acolhimento.
    • Jantar e noite com as famílias de acolhimento.

Quarta-feira, 28 de novembro 2018

  • 09:00  – Chegada à escola.
  • 09:30  – Início da sessão de trabalho no âmbito das atividades do projeto.
  • 12:00  – Almoço na escola.
  • 13:00  – Reínicio da sessão de trabalho no âmbito das atividades do projeto.
  • 15:00  – Fim da sessão de trabalho.
  • 19:00  – Atividade Noturna – Bowling.
  • 21:00  – Regresso às casas das famílias de acolhimento.

Quinta-feira, 29 de novembro 2018

  • 09:00  – Chegada à escola.
  • 09:30  – Início da sessão de trabalho no âmbito das atividades do projeto.
  • 13:00  – Almoço (local a definir)
  • 14:00  – Tarde livre para exploração da cidade anfitriã.
  • 19:00  – Regresso às casas das famílias de acolhimento.

Sexta-feira, 30 de novembro 2018

  • 08.50  – Encontro na estação de Bad Tölz para visita cultural a Munique.
  • 9:00   – Partida em comboio para Munique
  • 10.00  – Chegada a Munique.
    • Visita ao Deutsches Museum com visita guiada
    • Tour/ visita guiada pela cidade
    • Regresso a Bad Tölz em horário a definir.

Sábado, 1 de dezembro 2018

  • 09:45  – Encontro na estação de Bad Tölz. Despedida das famílias de acolhimento
  • 10:00  – Partida de combio para Munique
  • 11:00  – Chegada a Munique.
    • Tempo livre para compras e almoço em Munique.
  • 14:00  – Partida de comboio para o Aeroporto Franz Joseph Strauss de Munique.
  • 15:30  – Formalidades de embarque.
  • 17:30  – Partida em voo da KLM (KL 1798) com destino a Amsterdão.
  • 19:10  – Chegada a Amsterdão.
    • Tempo livre para passeio e para jantar no aeroporto.
  • 21:10 – Partida em voo da KLM (KL 1697) com destino a Lisboa.
  • 23:30  – Chegada ao aeroporto Humbero Delgado em Lisboa (Terminal 1).
    • Receção pelas famílias e regresso a casa.

(*Este programa pode ser alterado por razões alheias aos participantes)

Arquivo