Logótipo do Agrupamento de Escolas da Moita

Agrupamento de Escolas da Moita

Sede: Escola Secundária da Moita

Parlamento dos Jovens – Ano letivo 2022/2023

Agrupamento | 07/02/2023

Resultados da Sessão Escolar que se realizou na 2ª feira, Dia 30 de Janeiro, pelas 14h30m no Auditório da nossa Escola.


Campanha e resultados da Eleição para o Parlamento dos Jovens e a Divulgação da Sessão Escolar, que será na próxima 2ª feira, dia 30 de Janeiro, pelas 14h30m no Auditório da nossa Escola.


A Comissão Eleitoral do Parlamento dos Jovens, da Escola Secundária da Moita faz saber que amanhã, 4ªfeira, dia 18 de Janeiro de 2023, inicia o período de Campanha Eleitoral, que decorrerá até dia 25 de Janeiro e que dia 26 de Janeiro será o Dia das Eleições na Escola Secundária da Moita.


Reportagem do debate de dia 9 de janeiro de 2023, no Auditório da Escola Secundária da Moita, Tema  – “Saúde Mental nos Jovens – Que Desafios? Que Respostas” com a Presença do Sr. Deputado da Assembleia da República – Bruno Dias

Este Projeto serve para desafiar a partilhar os pensamentos dos jovens, aprender a argumentar e a contra-argumentar (debater), desafiando cada um a sair da sua zona de conforto e “partilhar/espalhar” as suas ideias/questões.

No Auditório, promoveu-se esse Debate de ideias, entre a Mesa, onde encontramos três (3) Alunos jornalistas, o nosso Subdiretor, o Sr. Prof. Fernando Simões e o Sr. Deputado da Assembleia da República, Bruno Dias.

Os jornalistas começaram por se apresentar individualmente, toda a Mesa e foi o nosso Subdiretor, o Sr. Prof. Fernando Simões, que iniciou as intervenções, saudando todos e dando as boas vindas ao nosso Convidado, o Sr. Deputado Bruno Dias.

Seguiu-se a nossa Jornalista Daniela Marques (Aluna do 10.º A4), que recorreu à pesquisa sobre o percurso do nosso Convidado e o apresentou, dando-lhe a palavra.

O Sr. Deputado Bruno Dias, fez uma intervenção onde explicou em que trabalha, na Assembleia da República, como Deputado, que faz parte do Partido Comunista Português (PCP), esclareceu como funcionam as Comissões Parlamentares, explicou também a importância deste Projeto e como os Alunos podem ser ouvidos através dele. Frisou o impacto que a pandemia causou na sociedade, afetando as pessoas com o problema da Saúde Mental (exemplos: depressão e ansiedade, são as mais comuns), terminando a falar, sobre algumas causas e consequências destes problemas.

Os jornalistas após esta intervenção, pedem a todos os que estão a assistir para colocarem questões e para isso pediram a intervenção dos Alunos por turmas, começando pelos Alunos 10ºA2 seguindo-se os  do 10ºA4, 10ºD1, 10ºC1 e por fim os do 11ºD1, 11º D2 e 11ºD3.

Houve muitas questões pertinentes, algumas delas salientamos aqui, nomeadamente das turmas:

10ºA2:

Inês: Se poderia haver uma consulta psiquiátrica para cada aluno, no início e a meio do ano escolar? E se o psicólogo pudesse ir ter com os alunos, em vez do contrário?

Resposta: Implica orçamento, tem de haver ação preventiva (ir a uma consulta para ver se está tudo bem), perceber os sinais do problema antes que o problema se agrava, e pedir ajuda.

10ºA4:

Leonor Silva: Porque é que não existe investimento em psicólogos, visto que está provado que doença mental cria a curto e médio prazo custos económicos mais elevados?

Segundo o Sr. Deputado temos aqui várias possibilidades:

  • Só quem tem um bom orçamento é que pode aceder aos serviços privados.
  • Medicamento nem sempre é a resposta para tudo, cria um ciclo vicioso difícil de deixar.
  • Deve o estado proporcionar essa possibilidade, se na vossa opinião isso deve ser feito, deve ser uma proposta que devem/podem apresentar.

10ºD1:

Martim: As medidas de apoio para a saúde mental, não se deviam garantir?

Segundo o Sr. Deputado sim, mas devemos questionar e propor o que consideramos que deve ser feito para que a Saúde Mental seja uma possível, pois pelas nossas intervenções muito ainda há a fazer.

E muitas outras questões foram feitas ao Sr. Deputado Bruno Dias, que foi tentando responder e interagir com os presentes, remetendo muitas vezes para questionar os presentes sobre a opinião que tinham sobre as questões formuladas.

Acabado o 1.º Debate do Parlamento dos Jovens, foi altura para os Agradecimentos, fotos e selfies.

Vamos ficar à espera do próximo Debate!

Reportagem realizada pelos Repórteres do 10ºA4

Catarina Prates e João Soares


Convidamos os Alunos da Escola Secundária da Moita a participarem no Parlamento dos Jovens, cujo tema é – “Saúde Mental nos Jovens – Que Desafios? Que respostas?”

Deixamos o Calendário e respetivo Link, do site do Parlamento dos Jovens, que podem consultar:

https://jovens.parlamento.pt/sec2023/Paginas/default.aspx

Vamos ter o 1º Debate na próxima 2ª feira, dia 9 de Janeiro, pelas 14h30m, no Auditório da nossa Escola, com a presença do Sr. Deputado da Assembleia da República – Bruno Dias.

Esperamos contar com todos!

Oferta Formativa 2022/23

(Aguarda homologação da DGEstE)
Cursos Profissionais:
Animador Sociocultural Novo
Desporto
Gest. e Programação de Sist. Informáticos
Logística Novo
Mediador Intercultural Novo
Turismo

Garanta o seu lugar no curso que definirá o seu futuro!

Pré-inscrição disponível aqui

Cursos Científico-Humanísticos:
Artes Visuais
Ciências Socioeconómicas
Ciências e Tecnologias
Línguas e Humanidades

Uma opção com cabeça e coração!

Garanta o seu lugar!
Pré-inscrição disponível aqui.

———————————————————–

Ensino Noturno / Centro Qualifica:
Centro Qualifica – AEMoita

Ensino Recorrente:
Línguas e Humanidades
Ciências Socioeconómicas

Cursos de Educação e Formação de Adultos:
EFA Nível Secundário
EFA Nível Básico

Processo RVCC

Formações Modulares 

Pré-inscrição disponível aqui