Logótipo do Agrupamento de Escolas da Moita

Agrupamento de Escolas da Moita

Sede: Escola Secundária da Moita

Dia Mundial da Filosofia – 17 de Novembro de 2022

Agrupamento | 14/11/2022

Reportagem sobre o dia da Filosofia:

Como foi o nosso Dia Mundial da Filosofia.

A 17 de novembro, comemorou-se o Dia Mundial da Filosofia e desde manhã, no Auditório da nossa Escola, a Secundária da Moita, os 10° e 11° anos do Ensino Regular, fizeram apresentações sobre diversos Filósofos, falando de sua vida, teorias, ideais e deram exemplos de frases, destes, que ficaram famosas, como por exemplo “Só sei que nada sei”, de Sócrates.

O nosso grupo falou sobre o Filósofo René Descartes, destacando a sua vida, obras, mas também ficámos a conhecer a Filósofa Iris Murdoch. Durante o dia, também falaram de muitos outros, e alguns que se destacaram foram: Iris Murdoch, Hegel, Pitágoras, Nietzsche, Voltaire, Ayn Rand, Aristóteles, Hannah Arendt, Platão, Sun Tzu, entre outros.

Houve muita criatividade e parece-nos, que muito empenho de todos.

Ainda tivemos direito a prémio (material escolar) em cada uma das sessões de apresentação e ganhou o Grupo que foi mais criativo na sua apresentação.

No fim realizamos um Kahoot, sobre a matéria de Filosofia e foi muito divertido.

Concluímos que também se aprende Filosofia na partilha e com diversão.

Esta reportagem foi realizada pelos alunos do 10º A4 e 10º D1


14 de novembro de 2022

A UNESCO instituiu em 2002 o Dia Mundial da Filosofia, por considerar que a Humanidade precisa de refletir sobre os acontecimentos da atualidade, com o objetivo de fomentar o espírito crítico, criativo e independente e para que desta forma possamos, em cada dia, contribuir para a tolerância e paz no mundo.

Neste contexto, a disciplina de Filosofia vai-se juntar a esta comemoração e iremos realizar uma atividade, no Auditório da nossa Escola, no dia 17 de Novembro, que envolve todos os Alunos (manhã – 10º Ano; tarde – 11º Ano).

Esperamos contar com todos!

Arquivo