Logótipo do Agrupamento de Escolas da Moita

Agrupamento de Escolas da Moita

Sede: Escola Secundária da Moita

Reportagem do Encontro com o Deputado da Assembleia da República – Rui Tavares

Agrupamento | 26/01/2024

Dia 22 de Janeiro de 2024 – 14h30m – Auditório da Escola Secundária da Moita, sobre o Tema – “Portugal no Período do Estado Novo”

A 4ª atividade do Projeto do Parlamento dos Jovens cujo tema deste ano é – “Viver Abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa”, iniciou com a chegada do Deputado da Assembleia da República à nossa Escola, que tinha à sua espera a Comitiva de Receção, constituída por alguns Alunos do 11º D3, nomeadamente a Catarina, a Joana, a Laura, a Mariama, a Maira e a Mara, acompanhadas pelos fotógrafos, o Santiago e o Victor e  também pelo Professor Luís Salvador. 

Depois das apresentações entramos na escola e fomos passar pela Direção, dando a conhecer ao Deputado o nosso Diretor João Lopes e restantes Elementos que lá se encontravam. Em seguida fomos para o Auditório, onde todos já nos aguardavam e as nossas colegas Joana Macieira e Catarina Gil apresentaram a iniciativa e deram inicio à Sessão. Na mesa estavam também o nosso Subdiretor, Fernando Simões, que fez uma introdução sobre a importância do Projeto do Parlamento dos Jovens e o Prof. Luís Salvador falou mesmo que é fundamental sabermos o que se vai fazendo na política.

Depois das colegas terem dado a conhecer alguns dados pessoais do Deputado, assim como as suas ocupações, este fez uma breve introdução sobre a educação e a democracia, dizendo –  “…vocês estão num dos momentos mais previligiados da vossa vida”, dirigindo-se aos jovens da Escola Secundária da Moita. O deputado explicou a importância do passado para o reconhecimento dos direitos que hoje temos, pois as gerações passadas, viviam num medo constante causado pela falta de liberdade. Falou-nos também da importãncia dos Jornais, sendo que o 1º a aparecer foi a Gazeta de Lisboa.

Rui Tavares relembrou-nos que nós fazemos a democracia e somos responsáveis por mantê-la de pé, disse-nos que  – “Na minha opinião o dia 25 de Abril de 1974, está no topo dos candidatos para ser considerado o melhor dia de sempre, em Portugal”.

Depois da sua apresentação, o Deputado aceitou responder a algumas perguntas, às quais respondeu sempre de uma forma muito clara. Deixamos aqui algumas dessas perguntas:

– Quais as características fundamentais, que um Deputado deve ter?

– Quais os desafios que encontra neste cargo de Deputado?

– O que faz um Deputado na Assembleia da República?

– Será que os Deputados têm em conta as pessoas ou os interesses do seu partido?

                                             Reportagem realizada pelos Repórteres do 11ºD3

                                                                           Maira Pegês e Mariama Barry

Arquivo