Agrupamento | 20/03/2025
COMBATER O CIBERBULLYING E OUTRAS FORMAS DE CIBERCRIME
A participação no projeto Rayuela foi uma iniciativa das professoras Edite Veríssimo, de Físico-Química, e Maria Figueiredo, de Português, com o apoio à sua implementação da Coordenação da Escola D. Pedro II, da professora Carla Antunes, na componente técnica, e colegas da Educação Especial e de Cidadania e Desenvolvimento na aplicação e reflexão posteriores.
As turmas envolvidas foram o 7ºE e 7ºG, que aderiram na sua quase totalidade, mostrando muito entusiasmo e empenho no projeto. Para isto foi fundamental o interesse e colaboração dos Encarregados de Educação.
O Rayuela é um videojogo educativo dirigido a alunos do 5º ao 9º ano de escolaridade, que aborda diferentes formas de cibercrime. Através de uma narrativa interativa, o jogo sensibiliza para os comportamentos de risco online, como o cyberbullying, cyberhate, o aliciamento de menores para fins sexuais (grooming), os riscos tecnológicos e as fake news.
O seu principal objetivo é prevenir, detetar e mitigar estes fenómenos, dotando o sistema de ensino de ferramentas que permitam abordar de forma didática, pedagógica e mais apelativa estes fenómenos cibercriminais.
É de referir que este projeto se trata de um consórcio composto por 17 parceiros europeus, entre os quais a Polícia Judiciária e a Direção Geral da Educação, contando ainda com a participação de jovens de 9 países da União Europeia.
Esta é uma forma de perceber como os nossos jovens reagem perante estas situações, e delinear, com base nisso, ao nível dos decisores educativos, estratégias para o combate ao cibercrime, tornando a navegação no meio digital mais segura.