Agrupamento | 06/02/2026

No dia 22 janeiro, a Dra. Lília Perfeito, investigadora no grupo de Data Sciense and Policy, Nova School of Business and Economics, LIP, deslocou-se à ESM e à EB 2/3º Ciclos D. Pedro II, para nos falar de Inteligência Artificial e suas ferramentas, de algoritmos e do modo como controlam o universo digital em que navegamos e, principalmente, do facto do seu “funcionamento exato não ser totalmente compreendido por ninguém, nem mesmo pelos engenheiros que os desenvolveram”.
Alertou para o facto de que, ao acedermos a redes sociais, por exemplo, ao pôr um “like” no Facebook expomos a nossa identidade e privacidade a uma reserva gigantesca de dados e somos imediatamente confrontados com sugestões personalizadas do que ver, ler ou adquirir, que se baseiam no nosso perfil e nas características do conteúdo, com opropósito primário de maximizar o nosso tempo de permanência na plataforma ou incentivar a compra.
Chamou a atenção para a frequência com que o conteúdo que nos aparece é desinformação: pode ser informação simplesmente errada, enviesada (tendenciosa ou preconceituosa) ou até mesmo maliciosa. A ascensão da IA e dos LLMs intensifica o desafio de perceber a intencionalidade e a veracidade, uma vez que a fonte das informações geradas é muitas vezes opaca, difícil de encontrar, mas realmente importante conhecer.
Explorou a forma como os algoritmos são construídos e como a IA é treinada.
Apresentou estratégias concretas para nos defendermos e navegarmos de forma mais segura no ambiente da desinformação digital.
Ficámos “um pouco” mais conhecedores de como distinguir informação digital realmente informativa e, daí, mais alerta.
Obrigada.
https://www.publico.pt/2019/04/22/tecnologia/analise/rica-saude-1869954
A equipa SPO/PES/GIAA