Agrupamento | 05/02/2025
Visita de Estudo, dia 16 de janeiro de 2025
Reuniram-se as turmas do 11°ano – B1;C1;D1;D2;D3, para visitarem o Mosteiro dos Jerónimos e a Assembleia da República, ambos situados em Lisboa. Partimos da escola por volta das 8:40 da manhã, com o destino ao Mosteiro, na chegada visitamos o pátio do Mosteiro e conseguimos visualizar também o túmulo de Alexandre Herculano. A visita durou por volta de uma hora e quando acabou os alunos tiveram tempo livre para ir almoçar e claro para irem comer um pastel de belem.
Depois da pausa para almoçar, os alunos e os professores reuniram-se no jardim em frente ao Mosteiro dos Jerónimos, e foram para onde os autocarros tinham ficado estacionados para irem a caminho da Assembleia da República. Na entrada da AR tivemos de reunir os nossos pertences para serem entregues à guarda com o objetivo de serem guardados em cacifos diferentes para cada turma presente, durante o tempo que estivéssemos dentro da Assembleia e nem o telemóvel pudemos levar.
Já dentro da Assembleia, a nossa turma (11° D2) teve lugar na galeria número 1 onde conseguimos visualizar algumas bancadas parlamentares de frente com os deputados do CHEGA; PSD; PS; BE; LIVRE; PCP; IL. Observamos o seu debate com o tema imigração ilegal em Portugal, todos os partidos tinham ideias diferentes e pudemos ouvir os seus pontos de vista.
À saída esperamos todos juntos pelo retorno dos nossos pertences e pelo autocarro chegar para o retorno para a Moita.
Na nossa opinião a visita foi tranquila e bastante interessante, pudemos conhecer mais um pouco sobre os monumentos do nosso país e também da sua história, conseguimos acompanhar a política de perto e perceber como, cada deputado demonstra a sua opinião e como funciona a Assembleia, como por exemplo em questões da segurança e também como cada partido tem o seu tempo para expor a sua opinião e questionar os outros partidos.
Devemos salientar também os pontos negativos, na Assembleia da República notamos que não houve respeito por parte de todos os deputados, quando outros faziam as suas intervenções, era um constante entra e sai da sala, até comentamos que nós na escola não o podemos fazer, só saímos nos intervalos e também outra coisa que notamos foi o facto de muitos deputados estarem no PC, no telemóvel (a falarem e também a consultarem-no) e mesmo a conversarem uns com os outros, enquanto se davam intervenções que deveriam ser ouvidas por todos. Consideramos que esta forma de atuação por parte dos Srs Deputados não é digna do que representam e dos assuntos que aí se tratam.
Texto elaborado por Alunos do 11°Ano
(presentes na Visita de Estudo)