Agrupamento | 01/12/2025

No dia 12 de Novembro, assistimos a um Webinar, no nosso Auditório sobre “Dicas ao vivo” (sessão de esclarecimento) sobre o tema do Parlamento dos Jovens, que este ano é a Literacia Financeira; os jovens CONTAM. A Equipa responsável pelo Projeto do Parlamento dos Jovens convidou especialistas na matéria, nomeadamente um representante do Banco de Portugal, um representante da Associação Portuguesa de Bancos e um Licenciado em Economia. Estes começaram por nos dizer de que toda a nossa vida é feita de escolhas e que todos os dias fazemos escolhas. Percebemos que é muito importante esclarecermos qualquer tipo de dúvida que exista sobre a literacia financeira para conseguirmos gerir melhor o nosso dinheiro. A Educação do consumidor também tem importância, pois devemos sempre gastar menos do que o que ganhamos e podemos usar diversas técnicas como:
Porém, se deixarmos o dinheiro parado este perderá valor devido à inflação. Posteriormente foi concedido tempo para questões:
– Como é que se incentiva a poupança sabendo que 28% dos juros vão para o Estado?
A poupança deve ser sempre incentivada pois pode sempre ser útil e apesar de 28% irem para o estado este não destrói o valor total da poupança.
– Os alunos devem apresentar propostas que visem aumentar a literacia financeira?
Claro que sim, pois quanto mais conhecimento sabemos sobre literacia financeira mais conseguimos poupar e estar informados sobre a inflação.
– O cartão de crédito é uma fonte de rendimento?
Não, o cartão de crédito não é uma fonte de rendimento. O crédito apenas nos ajuda a comprar coisas e a pagar aos poucos.
Em seguida, foi-nos apresentado o tema “Inflação e taxas de juro: como empatam a tua carteira”. Começaram por nos dizer o que é a inflação, sendo esta a subida generalizada e contínua dos preços que é avaliada com a compra de um cabaz de bens essenciais. Esclareceram-nos também sobre as taxas de juro que representam o “preço do dinheiro”, que pagamos ao deixar o dinheiro num banco. Deixaram ainda, duas perguntas para refletir:
O que farias se tudo ficasse mais caro? E se as taxas de juro começarem a subir? Como é que podemos investir sendo jovens?
Seguidamente, deram-nos esclarecimentos sobre diversos temas como:
Que estratégias podemos usar para poupar?
50% – do rendimento para despesas essenciais
30% – para despesas de lazer
20% – para poupança
Devemos registar sempre todas as nossas despesas. Como somos menor de idade devemos sempre de falar com adultos (pais), se estes concordarem abrir uma conta com eles e começar a investir.
Para terminar, informaram-nos acerca de “Dicas sobre segurança online” e mostraram que existem diversos tipos de burlas como Fishing, Vishing e Spooping devendo, nós enquanto utilizadores das redes sociais ter alguns cuidados, para nossa prevenção:
Elaborada por Daniela Mateus e Francisca Rosado, com fotos de Mariana Camacho e Afonso Fernandes – Alunos do 11ºA2








