Agrupamento | 06/02/2026

Na 2ªfeira, dia 26 de janeiro de 2026, a Escola Secundária da Moita recebeu a Srª Deputada da Assembleia da República Eva Brás Pinho, do PSD, que foi recebida pela Comissão de Receção, constituída por algumas Alunas do 11ºB1, que fizeram uma visita guiada pela Escola e a acompanharam até ao Auditório.
Deu-se início à Sessão, pelas 14h40m, com a presença do Sr. Subdiretor, Fernando Simões. A Sra. Deputada foi entrevistada por um dos nossos Alunos, Henrique Lança, eleito pelo do Parlamento dos Jovens, que fez uma breve apresentação do percurso da Dra. Eva Brás Pinho, desde que ingressou na política, nomeadamente no círculo de Cascais, pelo qual foi eleita. De imediato, em jeito de quebra-gelo, quer a Sra. Deputada, quer os presentes responderam a um pequeno questionário.
Seguiram-se algumas perguntas diretas à Sra. Deputada onde se abordaram assuntos como: “a sua opinião sobre o estereótipo de que os mais novos não tem tanta experiência quanto os mais velhos?”. A Sra. Deputada realçou a vantagem de ser uma deputada mais nova, ou seja, ter mais facilidade para comunicar com os mais novos; falou sobre a composição da Assembleia da República, quanto ao género (medidas da cotas); sobre as principais tarefas do grupo parlamentar e todo o processo legislativo. Por fim, teceu algumas considerações sobre o impacto que a política tem nas nossas vidas, e, tal como referiu anteriormente, “não há soluções rápidas na política”.
A sessão prosseguiu com um leque de perguntas abertas efetuadas pelos alunos.
Já na 2.ª dinâmica do debate foram realizadas perguntas abertas ao público e à Sra. Deputada, por parte do aluno Henrique Lança:
– “A escola prepara os jovens para a vida real?’
– “Os jovens são ouvidos na política?”
– “Vale a pena ficar em Portugal? “
– “Dinheiro trás felicidade?”
– “As redes sociais fazem mais mal do que bem?”
Por fim, na última parte do debate, foi abordado o tema principal “A Literacia Financeira: Os Jovens Contam!”, percebendo a Srª Deputada que já tínhamos algumas noções úteis para o dia a dia.
No final do debate foi lançada uma última pergunta:
– O Parlamento dos Jovens tem um grande impacto ou é só uma maneira de mostrar que os jovens podem ter poder na política, já que, na verdade, não têm?
Percebemos que a Srª Deputada dá grande importância a este Projeto, que também participou nele enquanto Aluna. Considera que é uma forma dos Jovens/Alunos se capacitarem para a sua intervenção enquanto cidadãos ativos e preocupados em melhorar a nossa sociedade.
Reportagem do 11ºB1
Alicia Borges e Ana Coelho








