Agrupamento | 17/03/2026

Um grupo de 22 alunos de diversas turmas e 6 professores da Escola Secundária da Moita realizaram, de 7 a 10 de março, uma visita de estudo a Estrasburgo (uma das capitais da União Europeia), Colmar (cidade medieval) e Riquewihr (aldeia medieval).
Partimos de Lisboa e aterrámos no Euroaeroporto, assim designado por se situar entre 3 cidades (Basileia, Mulhouse e Friburgo) de 3 países diferentes. Depois de uma animada viagem de autocarro até Estrasburgo, instalámo-nos no Hotel Holiday Inn Express e começámos a descoberta do centro histórico a pé até à hora de jantarmos num restaurante típico, onde degustámos uma espécie de pizza local (tarte flambée), carne de porco assada acompanhada de uma patanisca de batata (Kartoffelpuffer) e tarte cremosa para sobremesa. Neste primeiro passeio, vimos alguns belos e imponentes edifícios, os canais, as casas típicas em enxaimel, mas o que nos deslumbrou seriamente foi a Catedral de Notre Dame, gótica, imponente e belíssima com uma iluminação fantástica, destacando-se as diferentes cores da grandiosa rosácea, mesmo em posição central.
O segundo dia foi passado em Colmar, cidade medieval e terra natal de Frédéric Auguste Bartholdi, autor da Estátua da Liberdade. Cidade belíssima, parecendo ter parado no tempo, pois a maioria das casas são ancestrais e na construção típica da região. Visitámos a grande e gótica igreja de S. Martinho, o mercado central, a petite Venise (bairro típico) e comprámos algumas lembranças. Depois de almoço, rumámos a Riquewihr, uma encantadora aldeia medieval e das mais belas de França, sendo conhecida pelos seus vinhos, entre outros produtos. Mais umas lembranças adquiridas e doces típicos degustados, antes de regressarmos ao hotel. Tanto Colmar como Riquewihr têm uma forte ligação ao Natal, havendo lojas específicas abertas ao público todo o ano.
No terceiro dia, fizemos um grande percurso a pé pela zona histórica, vendo canais, jardins, muralhas, edifícios diversos, praça Gutenberg e visita ao interior da enorme catedral, ex-libris da cidade. No seu interior destaca-se a frescura, o silêncio, as imensas nuances de cores dos diversos e enormes vitrais e o relógio astronómico, uma obra-prima de engenharia. Depois da pausa de almoço, brincámos um pouco e tirámos fotos de grupo, antes de visitarmos o Museu de Artes Decorativas do Palácio Rohan. Seguidamente, demos um calmo e soalheiro passeio de barco pelos canais, vislumbrando de uma outra perspetiva a zona central e histórica da cidade. Um elemento incontornável e a destacar também é o facto de muitíssimos habitantes se deslocarem nos mais diversos tipos de bicicleta, quer em lazer, quer em trabalho.
No quarto dia, bem cedo, apanhámos o elétrico e rumámos ao Parlamento Europeu, onde após 3 controlos de segurança, nos instalámos num auditório. Tivemos uma conversa com a nossa anfitriã sobre a fundação, a missão, os órgãos, entre outros aspetos da União Europeia. Assistimos a cerca de 20m do plenário, estando em discussão a crise da habitação. Depois, numa sala circular, vimos um filme sobre o passado, o presente e o que se espera no futuro para a UE e o mundo. Algumas fotos para recordação e regresso ao centro da cidade para almoço e tempo livre até sairmos para o aeroporto e viagem de regresso.
Até à próxima!
Professor Pedro Soares










