Logótipo do Agrupamento de Escolas da Moita

Agrupamento de Escolas da Moita

Sede: Escola Secundária da Moita

“Muros com Vida”

Agrupamento | 17/06/2022

Está concluída a atividade “Muros com Vida”, um projeto Eco-Escolas, que começou no primeiro período, por parte do 12.º A1 (Ciências), com planificação, pesquisa bibliográfica e reuniões de articulação com professores e alunos do 5.º C, 8.º A (da D. Pedro II) e 12.ºB1 (Artes). No dia 4 de fevereiro, estas turmas realizaram uma saída de campo à zona ribeirinha da Moita, sítio das Marinhas e praia do Rosário, onde decorreu observação de avifauna do estuário e workshop de plantas do sapal, com acompanhamento científico e logístico da Câmara Municipal da Moita e Simarsul. Decorreram também palestras informativas, nomeadamente com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves. Alguns dos produtos finais podem ser vistos em Biodiversidade (padlet.com): um vídeo, esculturas de aves construídas com plásticos e beatas recolhidos na saída e uma memória descritiva completa com a fundamentação sobre as funções do ecossistema sapal e estuário do Tejo (retenção de poluentes, habitat de inúmeras espécies, “berçário” para peixes, “amortecedor” natural do avanço do mar, sumidouro de dióxido de carbono, papel económico e cultural), justificando assim a importância da sua conservação.

O mural foi pintado no terceiro período pelos alunos de Artes da turma 12B1, com o acompanhamento da respetiva docente, a professora Paula Martins, tendo sido o culminar de várias etapas: desenho de campo individual na saída, seguida de diversas propostas em diferentes suportes, trabalhando várias técnicas de desenho e pintura, ampliação à escala de cada elemento, primeiro em papel, e após recorte, desenho do contorno e pintura na parede, com andaime, utilizando tintas de água/acrílicas aplicadas com pincel e trincha.

A elaboração artística final conta com cores naturais mas chamativas, de forma a retratar de maneira única e especial a harmonia e complexidade, características dos ecossistemas estuarinos. Assim sendo, foi representada de forma simbólica, a Biodiversidade do Estuário do Tejo, mais concretamente as mais emblemáticas para a população em geral no nosso concelho (a Moita). Estão ali presentes elementos, tais como, os Flamingos (Phoenicopterus roseus), cardumes de Sargo-legítimo (D. sargus) e o Charroco (Halobatrachus didactylus) e a Salicórnia (Salicornia ramosíssima). Todos os elementos estão bem visíveis dada a genialidade na escolha das cores e ao semi-realismo muito bem pincelado.

Felicitações a estes jovens que deixaram um legado para as próximas gerações de alunos na nossa escola e contribuíram para a valorização do património natural do concelho da Moita. Obrigada!

Dina Dias

Coordenadora Eco-Escolas

Arquivo