Logótipo do Agrupamento de Escolas da Moita

Agrupamento de Escolas da Moita

Sede: Escola Secundária da Moita

Circo da Física

Agrupamento | 24/02/2023

O “Circo da Física”, atividade realizada no dia 30 de janeiro na ESM pelo Clube Ciência Viva do AEM em parceria com o  NFIST – Núcleo de Física do Técnico,  foi um sucesso. Articulando diferentes ciclos de ensino, 3º ciclo (Escola D. Pedro II), secundário (ESM) e superior (IST) estimulou nos alunos o entusiasmo pela Ciência, o gosto pela descoberta e pela compreensão dos fenómenos, neste caso, relacionados com algumas maravilhas da Física.

Através do ensino experimental fora da sala de aula, foi potenciada a cooperação entre aprendizagens formais e não formais (as atividades realizadas estão relacionadas com conteúdos programáticos da disciplina de Física e Química) que, abordados de uma forma lúdica, permitiram desmistificar conceitos e teorias, tornando-os mais atrativos e de mais fácil aprendizagem. Os alunos participaram envolvendo-se ativamente e aproveitaram ao máximo os ensinamentos ao dispor. Os colaboradores do NFIST foram espetaculares e criaram um ambiente de aprendizagem divertido e descontraído. O canhão eletromagnético, ver com óculos 3D, a reflexão total da luz na fibra ótica, a relatividade de Einstein, os hemisférios de Magdeburgo, o giroscópio de roda de bicicleta, o globo de plasma, como acender uma lâmpada sem usar fios elétricos/eletricidade (mini bobina de Tesla), o arco voltaico, encher balões em câmara de pressão reduzida, entre outras experiências e demonstrações interativas, deliciaram os nossos estudantes.

Muito obrigada a todos os colaboradores, professores, alunos e convidados que participaram nesta pequena mostra de Ciência!

Arquivo